Entrevista de José Rui Meneses e Castro ao Telejornal da RTP1

Entrevista de José Rui Meneses e Castro ao Telejornal da RTP1

José Rui Meneses e Castro, Administrador e cofundador da MAP Engenharia, foi entrevistado pela RTP1, para o Telejornal da noite de 3 de maio de 2022, no âmbito do agravamento dos preços dos materiais, face à guerra na Ucrânia, e da falta de mão-de-obra qualificada que se faz também sentir no setor da construção.
 
Segundo José Rui, a guerra na Ucrânia veio agravar a subida do custo das matérias-primas, que já se fazia sentir antes devido à pandemia, colocando o setor da construção numa fase atual de algumas incertezas.
 
Para além disso, o Administrador da MAP Engenharia referiu também que este agravamento dos preços ocorre porque a própria exploração e toda a cadeia de distribuição das matérias-primas está assente no consumo energético, levando a que as empreitadas possam sofrer alterações nos orçamentos, já no decorrer da obra.
 
Mas apesar do panorama atual, José Rui considera que poderemos estar a chegar a uma fase de estabilização dos preços, e tem ainda perspetivas que estes, a curto prazo, possam inclusive sofrer uma redução.
 
Uma outra preocupação que se observa, e é partilhada por diversos profissionais na área da construção, continua a ser a mão-de-obra qualificada, pois estima-se que faltem no mercado nacional cerca de 70 mil trabalhadores.
 
Assista à entrevista completa de José Rui Meneses e Castro à RTP1 no nosso canal de YouTube.

Fonte: RTP1